Siga o nosso canal de WhatsApp e fique a par das principais notícias. Seguir

Volta a maldição dos Springboks: morreu mais um jogador dos campeões mundiais de 1995 antes dos 60

África do Sul chora a perda de Hannes Strydom, o quinto internacional da equipa de râguebi que deu origem ao filme 'Invictus'

O capitão William Webb Ellis com Hannes Strydom, à direita na foto
O capitão William Webb Ellis com Hannes Strydom, à direita na foto • Foto: Getty Images
A morte de Hannes Strydom no último domingo, num acidente de viação, reacendeu uma velha superstição na África do Sul de que a seleção de râguebi que venceu o Mundial de 1995 - e que deu origem ao filme 'Invictus', com Morgan Freeman e Matt Damon - está amaldiçoada.

Strydom - que chocou contra um minibus na cidade de Malahleni - tinha 58 anos e foi o quinto jogador daquela equipa a morrer antes dos 60. Já tinham partido Ruben Kruger, em 2010, aos 39 anos, vítima de um tumor cerebral; Joost van der Westhuizen, em 2017, de 49 anos, com uma doença neurológica; Chester Williams, em 2019, também com 49 anos, com um ataque de coração, e James Small, em 2019, aos 50 anos, depois de desmaiar nu e bêbado num bar de striptease. O treinador, Kitch Christie, também morreu, em 1998, aos 58 anos, vítima de cancro.

A imprensa do país fala na maldição dos Springboks, que foram campeões em Joanesburgo, diante de Nelson Mandela, mas um antigo internacional sul-africano, não identificado, rejeita a teoria. "Continua a falar-se em maldição, mas é uma parvoíce total que no entanto continua a correr por aí. Eles eram um grupo de homens em grande forma naquela altura mas, como em qualquer equipa, a vida segue e é natural que estas coisas aconteçam. E é até triste que se fale assim."

E prosseguiu, citado pelo 'The Sun': "O Hannes era um bom homem, com um grande coração. Dentro do campo era uma besta, mas fora dele era um homem de família, com a sua linda mulher, Nikolie, e os três filhos que amava. Era um famacêutico, que tinha uma bem-sucedida cadeira de farmácias, e estava bem na vida. Foi terrível o que lhe aconteceu e não dou atenção nenhuma aos rumores de maldição. É uma tragédia termos perdido tantas lendas, mas a vida continua."
Por Isabel Dantas
3
Deixe o seu comentário
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Râguebi

Notícias

Notícias Mais Vistas