C•Studio
Saiba Mais

C•Studio é a marca que representa a área de Conteúdos Patrocinados do universo Cofina.
Aqui as marcas podem contar as suas histórias e experiências.

FleetData facilita compra e venda de viaturas usadas

A FleetData lançou um novo serviço que permite aos proprietários manifestarem interesse em vender a sua viatura a um comerciante. Desta forma, evita-se que os profissionais do setor tenham de negociar os valores da transação, já que o vendedor está a par dos valores de venda de viaturas aos comerciantes. Luís Ribeirinho, diretor comercial da FleetData, explica-nos como funciona a plataforma e as mais-valias que apresenta.

Explique-nos que serviço é este que a FleetData lançou?
A FleetData é especializada na recolha de dados sobre o setor automóvel. Compilamos diariamente dados estatísticos sobre transações de usados em Portugal, assim como preços de carros novos. Com estes dados, produzimos estatísticas para as empresas do setor automóvel ou que detenham frotas, tais como: valores de carros usados, total cost of ownership ou valores residuais de veículos. Com estes dados, estimamos facilmente o valor de mercado de um usado em Portugal, com base na média nacional. Disponibilizamos este valor gratuitamente aos proprietários de carros em Portugal. O serviço de aproximação de proprietários de veículos aos compradores profissionais foi uma forma de ajudar os comerciantes de automóveis a encontrarem viaturas disponíveis, quase sem concorrência.  
 
Como funciona o serviço?
O proprietário da viatura efetua a avaliação do seu carro, num dos vários avaliadores que temos disponíveis online. Depois de saber quanto vale o seu carro para o mercado profissional, o avaliador pergunta ao proprietário se pretende receber propostas de compra do seu automóvel. Se a resposta for afirmativa, será emitido um alerta para os comerciantes de carros usados, parceiros da FleetData, indicando que determinada viatura está à venda. O alerta inclui dados sobre o veículo, como a marca, modelo, ano, quilometragem e tipo de combustível. Caso o comerciante esteja interessado em comprar aquele carro, irá contactar diretamente o proprietário e efetuar uma proposta.
 
Quais são as vantagens deste serviço para o  proprietário do veículo e para o comerciante?
As vantagens para o vendedor (proprietário do veículo) são claras: a possibilidade de vender o carro rapidamente, sem ter de pôr anúncios na Internet, atender múltiplos telefonemas ou marcar testes de condução, para dar a conhecer o veículo. Para o comprador, as vantagens têm a ver com o acesso a veículos quase em exclusivo, o que pode permitir um melhor negócio. A rapidez é outra vantagem, para além de não ser necessário perder tempo à procura de viaturas à venda.

De que forma podem os comerciantes integrar a plataforma? E como se faz o acesso dos proprietários?
Os comerciantes terão de efetuar uma parceria com a FleetData, que irá implicar o pagamento de uma contrapartida, pelo fornecimento do contacto dos proprietários que pretendem vender as viaturas. Os proprietários só têm de efetuar a avaliação do veículo online e indicar que pretendem receber propostas de compra, assim como preencher os seus contactos, para os compradores os poderem contactar.

O serviço é gratuito para os proprietários que procuram vender a sua viatura?
É gratuito para os proprietários de automóveis, que podem optar por fazer apenas a avaliação do carro, de forma anónima, ou juntar ambas: a avaliação e o pedido de propostas de compra.

Já existe um primeiro feedback por parte dos seus utilizadores?
Os nossos clientes relatam-nos que o processo de negociação com os proprietários é bastante facilitado, pois os proprietários já conhecem os valores reais das suas viaturas no mercado profissional, o que não acontece com a larga maioria das pessoas e empresas que não pertencem ao setor automóvel.
Além disso, o grau de confiança em relação aos valores de negociação é maior, porque os valores referenciais foram calculados por uma entidade independente e especializada na matéria, que não tem interesse em baixar ou aumentar o valor justo da viatura. O valor é calculado utilizando metodologias e algoritmos que têm por base os valores médios das transações reais ocorridas no mercado nacional.

A tecnologia ajuda o negócio

De uma maneira mais global, de que forma o mercado de carros em segunda mão poderá tirar partido desta plataforma?
A nível global, trata-se de uma forma de aproximar vendedores e compradores digitalmente, facilitando as trocas comerciais de forma rápida e com celeridade.

Como se processa toda a recolha de informação que vem suportar a plataforma FleetData para este serviço?
Recolhemos e compilamos dados diariamente, de forma a fornecer informação fidedigna aos nossos clientes. As nossas bases de dados são atualizadas todos os dias com preços de carros novos e com valores de transações de usados em Portugal. É com estes dados que avaliamos os usados.

A plataforma foi totalmente desenvolvida pela FleetData ou trabalharam com parceiros externos?
Todos os dados são recolhidos e tratados internamente.

Saiba mais sobre a FleetData no Facebook ou no LinkedIn