Jesus: «Quando chegámos, a solução eram dois avançados... até agora só contratámos um»

Treinador do Benfica antevê partida de amanhã com o Famalicão

A carregar o vídeo ...
Avançado e defesa central: tudo o que Jesus disse sobre o ataque ao mercado

15h26 - Acaba a conferência de imprensa

O avançado que está por chegar e o futuro do Benfica: análise à conferência de Jorge Jesus
Ponto final na conferência

"Quero dizer que estou muito satisfeito por terem feito perguntas de futebol. Fui habituado a ser questionado sobre futebol durante um ano. Isso é que é importante para o futebol. 'Porque é que jogou este e aquele', falar sobre futebol, isso é que é importante. Fiquei muito contente"

Em que patamar está o Benfica?

"Só fizemos um jogo e ainda não tenho capacidade para dizer qual o patamar onde o Benfica está. Quando digo que o Benfica tinha de jogar o triplo, vocês sabem tão bem como eu, se eu não pusesse a jogar o dobro ou o triplo o Benfica também não ganhava. É lógico e natural do nível que tem de ter o clube para atingir objetivos. Ao fim de cinco semanas dizer o nível em que estamos... Claro que não estamos onde quero, mas acreditamos que temos qualidade coletiva e individual para tal. Estamos num clube onde não falta nada. Tudo vai dar certo para o Benfica ter uma equipa com muita dinâmica, com nota artística. Estou a conhecer os jogadores e todos eles têm talento para acreditar nisto. É com trabalho, jogo a jogo e é isso que estou a falar."

Amor/ódio dos adeptos do Flamengo

"Eram 50 milhões que me amavam. Em todos os jogos tinha 70 mil a gritar por mim. Não é ódio, é amor. Saí para outro projeto, para um grande clube também e é natural que... Nem sei como dizer. Mas não acredito que os adeptos do Flamengo queiram que o Benfica perca, por um motivo que não digo... Não queria falar muito nisso, porque é um clube que me marcou muito, foi onde conquistei os títulos mais importantes. Ia sendo campeão do Mundo. Nunca vou esquecer, também pelas pessoas que me trataram bem. Não é por estar aqui é que vou dizer que os adeptos do Flamengo me odeiam. Quando amamos muito, quando nos separamos, pode vir essa palavra de ódio, pois perdeste aquilo que mais gostavas e percebo perfeitamente."

Sente ter condições para pedir mais jogadores?

"Não estamos a pedir mais jogadores. Antes do jogo do PAOK, nós, a estrutura, já tínhamos determinado que caso a equipa passasse, tirando um central, não iria entrar mais nenhum jogador. O facto de nós termos sido eliminados não mudou nada. Zero!"

Avançado pedido a Vieira?

"Não pedi, disse que temos de ter um avançado que saiba atacar a última linha, que saiba ganhar espaço. O Vinícius e o Seferovic não têm essas características, pois jogam bem de costas, são jogadores que se alimentam da equipa ganhar cruzamentos. Não são jogadores que saibam puxar o jogo. Isso é uma característica que com o Darwin acho que vamos ter. Essa minha conversa não foi a pedir um jogador, mas a dizer que precisamos de um jogador assim. Quando começámos a tentar equilibrar o plantel, a solução passava sempre por dois avançados e só contratámos um até agora. Não estou a dizer que não fique assim, mas a conversa que tive... Dos três que tenho, tenho de arranjar forma de puxar essa característica, que para mim é muito importante"

Processo defensivo

"Os golos que sofremos não foram de transição defensiva. A última linha está posicionada. Concordo que a equipa ainda não está automatizada da forma que quero defensivamente, como é normal. Apesar de naqueles cinco jogadores haver um que já trabalhou comigo, que é o André Almeida. Defensivamente ainda não estamos, nem pouco nem mais ou menos, dentro do que queremos. Mas não sofremos de contra-ataque, mas sim com posicionamento defensivo, o que é pior!"

Arrependido de regressar?

"Não. Quando se toma decisões, e no futebol são sempre de risco, numa equipa como o Benfica, que em todos os objetivos joga para ganhar, estás a pôr a fasquia alta. Tem feito parte da minha carreira como treinador, principalmente quando saí do Benfica até ao Flamengo. Vim com a convicção de que íamos ter uma tarefa difícil, fazer uma boa equipa e estou convencido ao longo destas semanas de que o Benfica fará uma equipa forte e com qualidade. Não tenho arrependimento em nada. Nunca me passou pela cabeça. Cada vez mais me motiva este primeiro jogo, para que o futuro possa ser risonho - possa não, vai ser! Tem de ser com trabalho, com a integração dos reforços. Tudo isso demora. Independentemente de tudo isso, no primeiro jogo tínhamos responsabilidade e convicção de que isso não serve de desculpa"

Mexidas no onze amanhã?

"Hoje já é um dia que dá indicações do que podemos sentir dos jogadores, se estão carregados ou em risco de se lesionarem. Temos indicações da equipa médica. Amanhã vamos ter uma certeza melhor para saber o onze a ser lançado. Hoje há uma vantagem em relação às outras épocas. Há cinco substituições, o que dá alguma segurança, mesmo para alguns jogadores que não estejam tão bem durante o jogo. O Benfica tem qualidade para o fazer, felizmente."

O mais difícil de gerir após afastamento da Champions

"As vitórias são o alimento de todos os problemas que possas ter. Quando ganhas, nada está errado, os jogadores recuperam melhor, porque a mente está mais confiante. Esta equipa é jovem com experiência. Sabe que está a dar os primeiros passos, sabemos que vamos crescer muito e espero que amanhã estejam tão confiantes como estavam quando chegámos à Grécia. Foi um percurso que tivemos que não nos saiu como pensávamos, mas a vida é caminhando e temos muitos objetivos para conquistar. Temos que começar como todos os rivais, do princípio. É uma época na qual temos muita confiança"

Pontos fortes do Famalicão

"Temos alguma desvantagem. Enquanto o Famalicão nos viu pela televisão na pré-temporada e na Champions, nós não vimos nada do Famalicão. Não temos um conhecimento profundo, mas conhecemos o Famalicão em função dos jogadores e do seu treinador. Temos a certeza de que vamos apanhar um adversário com qualidade. O seu treinador já tem uma história de um ano com esta equipa, mesmo tendo mudado jogadores. Não há jogos fáceis. O campeonato português vai ter muito mais qualidade. Estão a chegar muitos jogadores, alguns que já jogaram cá. Fico muito satisfeito por isso, por outras equipas se estarem a reforçar com qualidade. É bom para o futebol português. Será um campeonato mais competitivo"

Favorito para ser campeão

"A palavra de arrasar tem a ver com a confiança que tenho na equipa, no plantel e no clube. Sei que esta e todas as outras equipas que orientei têm competitividade e qualidade de jogo para umas vezes arrasar e outras não. (risos) Os favoritos são os que ganham, não os que não ganham. O campeão em título é o FC Porto. Respeito esse título, mas como treinador do Benfica quero conquistá-lo. Respeito não tem nada a ver com ambição. Não há outra história, é sempre para ganhar. O Benfica vai começar a primeira jornada com um adversário que foi a surpresa no ano passado, ao qual tivemos sempre dificuldades para ganhar. Para amanhã vamos estar preparados"

Início do campeonato

"Depois de termos chegado ao Porto, fizemos primeiro treino. A equipa está a recupear. Ainda não teve horas para recuperar do jogo, mas está a recuperar de forma a chegar amanhã para fazer um jogo com mais duração do que na Grécia, porque lá fizemos 45 minutos muito bons, mais 15 na segunda parte. Depois na última meia hora faltou intensidade para jogar ao nível do PAOK. Amanhã pensamos que já que temos mais um jogo, que já poderemos estar muito melhores".

15h02 - Arranca a conferência de imprensa.

O treinador Jorge Jesus vai fazer às 15 horas a antevisão do jogo de sexta-feira, em Famalicão, que marca a estreia do Benfica na Liga NOS 2020/21, dias depois do afastamento dos encarnados da Liga dos Campeões.

Por Record
89
Deixe o seu comentário
  • FC Famalicão
    -
    SL Benfica
  • (1)
    (X)
    (2)
  • 8.75
    5.2
    1.36
  • *Odds sujeitas a variação. Consulte o valor actual desta odd em www.nossaaposta.pt

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Benfica

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.